Câmara de Sintra contrata médicos para reabrir polos de saúde de Almargem do Bispo

polos saude

A Câmara Municipal de Sintra assinou hoje o protocolo que garante a contratação de três médicos para os polos de saúde de Dona Maria, Sabugo e Almargem do Bispo. A reabertura destes polos está agendada para 18 de julho.

Os três polos de saúde da freguesia de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar foram encerrados em junho pelo Ministério da Saúde. Na altura, a Câmara de Sintra disponibilizou-se para custear a instalação de médicos e a junta de freguesia cederá funcionários administrativos.

As condições das infraestruturas e o acesso das populações à saúde é uma das principais prioridades estabelecidas pela autarquia. O concelho tem carência de 68 médicos, tem 111 mil utentes sem médico de família e vários centros de saúde não apresentam condições mínimas quer para os utentes quer para os profissionais.

A autarquia e o Ministério da Saúde acordaram recentemente a construção de quatro novos centros de saúde no concelho, nomeadamente em Algueirão-Mem Martins, Agualva, Almargem do Bispo e Queluz. A Câmara cede os terrenos ou edifícios e paga 30% do investimento.

Em maio, a Câmara Municipal de Sintra cedeu três funcionários administrativos para impedir o encerramento da Extensão de Saúde de São João das Lampas, durante os três meses do verão.

O protocolo assinado hoje nos Paços do Concelho entre a autarquia e a CINTRAMÉDICA permanece em vigor até à construção do novo centro de saúde de Almargem do Bispo.