Câmara de Sintra apoia projetos do Programa Escolhas

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, o apoio financeiro de 90 mil euros a Associações do concelho cujas candidaturas foram admitidas para o Programa Escolhas 9.ª Geração.

O Escolhas é um programa governamental destinado a todas as crianças e jovens, particularmente as provenientes de contextos de vulnerabilidade socioeconómica, e tem como objetivos a promoção da integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social.

Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, destacou a importância deste apoio, afirmando que “a verba permitirá suprir carências enfrentadas por jovens em situações desfavorecidas. Temos o dever de apoiar estas associações e os projetos que promovem uma melhor qualidade de vida para as nossas crianças e jovens".

O apoio da autarquia será prestado às seguintes Associações do Concelho de Sintra:

• Associação CIAPA – Centro Aeroespacial, pelo projeto Espaço Talentus E9G (Tapada das Mercês);
  • Associação Luso Cabo-Verdiana de Sintra, para os Projetos KS Escolas E9G (Casal de São José) e Agir Mais E9G (Serra das Minas);
  • Associação Juvenil Ponte, para o Projeto Orienta.Te E9G (Fitares/Rinchoa);
  • Olho Vivo – Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos, pelos Projetos Meg@tivo E9G (Pêgo Longo/ Pendão) e Viv@Cidade E9G (Agualva-Cacém);
  • Casa Seis – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, para o Projeto Replay E9G (Mira Sintra);
  • CRIAGENTE – Associação para a Investigação e Desenvolvimento Educacional, Social e Cultural, para o Projeto Raízes E9G (Monte Abraão);
  • Associação InovSocial para o projeto Inovar 3E E9G (Casal de Cambra).

Na 9.ª Geração do Programa Escolhas cerca de 15 % do valor do orçamento de cada projeto deverá ser assegurado pelo consórcio de parceiros e que o Município de Sintra integra.