Câmara de Sintra amplia apoio social com o projeto “Radar Social”

A Câmara Municipal de Sintra tem um novo projeto de apoio denominado de “Radar Social”, destinado a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, pobreza, exclusão social ou discriminação.

O Radar Social é um projeto de proximidade, cooperação e parceria com várias entidades que intervêm na Rede Social de Sintra que assenta no desenvolvimento de um trabalho de referenciação e de conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais.

O objetivo da Câmara Municipal de Sintra com este projeto é conhecer, avaliar, encaminhar e acompanhar todas as pessoas singulares, grupos ou famílias, que estejam em situação de vulnerabilidade social e que não tenham qualquer tipo de suporte ou acompanhamento formal.

O Radar Social atua com a referenciação através dos Radares Formais (instituições e serviços) e Radares Comunitários (vizinhos, comércio local, amigos e familiares), que possam identificar situações de vulnerabilidade social e comuniquem às equipas e entidades locais de proximidade através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Este projeto resulta de uma candidatura que o município viu aprovada, no âmbito do investimento RE-C03-i01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na tipologia Radar Social – Criação de Equipa de equipas técnicas multidisciplinares para a implementação de projetos piloto, com a duração de 27 meses.