Image

Autarquia de Sintra promove “Táxi Social”

A Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com as associações de bombeiros do concelho, desenvolve o programa municipal “Táxi Social”, destinado ao transporte da população sénior em situação de carência económica.

O programa consiste no transporte adequado, seguro e de forma gratuita da população sénior e economicamente carenciada, efetuado por entidades licenciadas para o efeito, permitindo o transporte não urgente da população sénior para estabelecimentos e serviços de saúde, facilitando o acesso deste segmento da população a consultas, internamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica.

O Táxi Social não abrange o transporte urgente de doentes e não se aplica a consultas e outros cuidados primários de saúde realizados nos Centros de Saúde e Extensões de Saúde locais.

Este serviço está limitado a um número máximo de 12 deslocações - ida e volta por utente.

Podem candidatar-se a este programa os munícipes com residência no concelho há mais de 2 anos, com idade superior a 65 anos, e que cumpram cumulativamente os seguintes critérios: 

  • Apresentem rendimento mensal per capita do respetivo agregado familiar igual ou inferior a 50% do valor da retribuição mínima mensal garantida;
  • Não tenham direito à requisição de transporte emitida pelos estabelecimentos e serviços do SNS e entidades com contrato ou convenção para prestação de cuidados de saúde;
  • Sejam titulares de prescrição médica emitida no âmbito dos estabelecimentos ou serviços do SNS ou por entidades com contrato ou convenção, para cuidados de saúde cujo acesso implique o recurso a transporte;
  • Não tenham dívidas ao Município, aos SMAS ou a empresas do sector empresarial local do Município.

O formulário de candidatura deverá ser entregue no Espaços e Lojas do Cidadão, mediante marcação prévia para a Linha Azul 219 241 686. 

De salientar que a autarquia disponibiliza uma linha de apoio telefónico, a Linha Sintra Sénior – 800 206 275, que visa informar, esclarecer e orientar o cidadão idoso e a sua família. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.   

Consulte AQUI o Regulamento Municipal do Táxi Social

 

Mais informações:

Departamento de Solidariedade e Inovação Social

Tel: 219 236 043

Fax: 219 236 038

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

 

Image
Image