Autarquia de Sintra assina protocolo para acolher refugiados

protocolo refugiados CPR

A Câmara Municipal de Sintra celebrou, hoje, a assinatura do protocolo de cooperação entre o município de Sintra e o Conselho Português para os Refugiados (CPR) com o objetivo de acolher e integrar agregados familiares refugiados.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sublinhou a importância da assinatura deste protocolo: “Esta colaboração significa que Sintra defende princípios de humanismo como a generosidade, a solidariedade e  acolhe pessoas que estão totalmente desprotegidas”. O edil referiu ainda o Plano para o Acolhimento e Integração de Refugiados (PAIR/Sintra) aprovado pelo executivo camarário que "permite dar a estas pessoas a possibilidade de uma verdadeira integração na sociedade, através de apoio ao alojamento, aceso a educação, saúde, formação profissional e emprego”.

A presidente da Direção do Conselho Português para os Refugiados, Maria Teresa Tito de Morais Mendes, enalteceu o posicionamento da Câmara de Sintra que desta forma “ajuda a dar resposta a um imperativo ético de Portugal e contribui para combater este flagelo”.

O Conselho Português para os Refugiados (CPR) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, e representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em Portugal.