Autarquia atribui 100 talhões agrícolas na Horta Solidária em Rio de Mouro

A Câmara Municipal de Sintra atribuiu, à luz do Programa Hortas Solidárias, os 100 talhões agrícolas existentes em Rio de Mouro.

Das 220 candidaturas recebidas pela autarquia, foram selecionados 100 hortelãos em número correspondente ao número de talhões agrícolas disponíveis. Os selecionados irão ser notificados individualmente, sendo que os restantes candidatos ficarão em lista de espera a aguardar vaga ou a eventual ampliação desta horta solidária.

A autarquia de Sintra irá promover junto dos selecionados uma ação de formação gratuita sob o tema  “Cultura de hortícolas em modo de produção biológica”, a realizar próximo do local da horta.

A Horta Solidária da Presa, na Avenida Infante D. Henrique em Rio de Mouro, é um espaço pensado para o desenvolvimento de agricultura urbana, biológica e de subsistência da comunidade. A criação das Hortas Solidárias no Município de Sintra veio promover junto dos habitantes locais a valorização do espírito de solidariedade e dos recursos naturais para um desenvolvimento mais sustentável.

Este programa pretende disponibilizar parcelas de terreno municipal para cultivo, contribuindo  para a promoção da inserção e inclusão social, para a diminuição da pobreza das famílias através do cultivo dos solos para apoio à sua subsistência, redescobrir, preservar e incentivar o uso de práticas agrícolas tradicionais, bem como o modo de produção biológica, proporcionando a proximidade com o meio ambiente e com a realização de atividades para as famílias na área da educação e sensibilização ambiental.

Consulte AQUI a lista de atribuição.