Apresentado Contrato Local de Segurança de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra apresentou esta sexta-feira o Contrato Local de Segurança de Sintra para prevenir a delinquência juvenil, reduzir a criminalidade e promover a cidadania e igualdade de género.

Os Contratos Locais de Segurança são instrumentos privilegiados com vista à redução de vulnerabilidades sociais à prevenção da delinquência juvenil e à eliminação dos fatores criminógenos que contribuem para taxas de criminalidade identificadas nas áreas de intervenção.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta refere que "reforçar a segurança, aumentar o sentimento de segurança e o nível de confiança das populações através da aproximação das forças de segurança aos cidadãos, tornando mais eficaz e eficiente o serviço policial é o grande objetivo deste contrato”.

Basílio Horta mencionou que segurança é uma estratégia da Câmara desde o inicio e prova disso foi a entrega, na passada segunda-feira, de 12 carros-patrulha à Guarda Nacional Republicana e à Polícia de Segurança Pública, num investimento total de 276 mil euros.

O Contrato Local de Segurança celebrado entre o município e o Ministério da Administração Interna tem como âmbito territorial o Bairro do Pendão (freguesia de Queluz e Belas), Bairro Casal de São José, Bairro da Tapada das Mercês (freguesia de Algueirão - Mem Martins), estação da CP de Agualva-Cacém e Av. dos Bons Amigos e estação da CP de Monte Abraão e Rinchoa.

A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, afirmou que “Sintra é um território com elevada densidade populacional e com este contrato estão reunidas as condições para iniciar um trabalho para reduzir as vulnerabilidades sociais, a criminalidade, prevenir a delinquência juvenil e aumentar o sentimento de segurança”.