Universidade do Minho distingue Sintra como “Município do Ano 2019”

A Câmara Municipal de Sintra foi distinguida pela Universidade do Minho, com o prémio “Município do Ano 2019”, na Área Metropolitana de Lisboa, pelos projetos de requalificação urbana na Ribeira da Laje e no Rio Jamor.

Esta premiação refere-se a dois dos projetos de requalificação urbana que a autarquia tem vindo a desenvolver, nomeadamente a reabilitação da Ribeira da Lage, entre Mem Martins e Rio de Mouro, e do Rio Jamor, de Belas a Queluz, prolongando-se até à foz do Tejo, num investimento de 8 milhões de euros.

O “Eixo Verde e Azul” estabelece uma estratégia integrada de intervenção destinada a criar e consolidar um eixo ecológico, que atravessa os concelhos da Amadora, de Oeiras e Sintra.

Este trajeto inicia-se numa zona de matas do interior do concelho de Sintra, desenvolve-se ao longo do Rio Jamor até à foz, no concelho de Oeiras. Os trabalhos incluem a renaturalização, melhoria da qualidade das massas de água e requalificação do espaço envolvente ao Rio Jamor e seus afluentes.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, o EVA “concretiza a estratégia integrada de requalificação do rio Jamor e das suas margens, da nascente à foz, aumentando a oferta de espaços verdes, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dos espaços das cidades”, e sublinhou “que se trata de uma mudança qualitativa na Área Metropolitana de Lisboa, visto que somos o único concelho que já está a trabalhar, onde já começaram as obras”.

Relativamente ao projeto da Ribeira da Laje, esta visa a valorização da ribeira, através da criação de um parque linear ao longo da mesma entre Algueirão/Mem Martins e o Parque Urbano da Serra de Minas, conectando Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares.

Os trabalhos incidem no ordenamento das hortas urbanas existentes, reconversão e requalificação dos espaços desocupados, criação de percursos pedonais e cicláveis, criação de zonas de estadia e valorização das existentes, introdução de medidas de mitigação de riscos de cheias e recuperação do mobiliário urbano e do edificado na área do domínio público hídrico.

O concurso “Municípios do Ano Portugal”, realizado pela Universidade do Minho visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.