Sintra recebe III Fórum Empresarial do Atlântico

O III Fórum Empresarial do Atlântico realizou-se esta segunda-feira, no Palácio de Valenças, em Sintra, numa parceria do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas – IPDAL, a Companhia de Seguros de Créditos - COSEC e a Câmara Municipal de Sintra.

Durante a sessão de abertura o presidente da autarquia, Basílio Horta, congratulou a iniciativa referindo-se a esta como “a demonstração do interesse que a Câmara Municipal de Sintra tem na economia portuguesa. Nós achamos que cada vez mais as autarquias têm um papel a desempenhar no desenvolvimento económico, porque é no desenvolvimento económico que encontramos a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, e essa é a primeira missão dos autarcas”.

O fórum esteve divido em duas mesas redondas. A primeira o tema abordado foi a “Aliança do Pacífico”, que juntou o embaixador do Chile, Pedro Pablo Díaz, a embaixadora da Colômbia, Maria Elvira Pombo, a Embaixadora do Peru, Maritza Puertas de Rodríguez, a Conselheira do México, Jennifer Feller, e o moderador Filipe Domingues, Secretário-Geral do IPDAL.

“União Europeia – Mercosul” foi o tema debatido na segunda mesa redonda com o embaixador da Argentina, Oscar Moscariello, o embaixador do Brasil, Luiz Figueiredo Machado, e a embaixadora do Paraguai, Maria José Argaña Mateu, que abordaram o iminente acordo entre a União Europeia e o Mercosul e as oportunidades que a ratificação desse acordo poderá desencadear.