Obras em escolas de Agualva e Mira Sintra estão a avançar

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, visitou, na passada sexta feira, a Escola Básica de Colaride, uma das dez escolas que estão a ser alvo de intervenções na União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra. O investimento da autarquia no valor de 1 milhão e 676 mil euros pretende melhorar a qualidade dos estabelecimentos de ensino de milhares de crianças.

Durante a visita a esta instituição escolar no âmbito da presidência aberta realizada a esta freguesia, Basílio Horta referiu que “o investimento na área da educação é uma das nossas prioridades. No final deste mandato não haverá nenhuma escola EB1 que fique sem ser requalificada. Não podemos conviver com escolas sem o mínimo de condições dignas para quem a frequenta”.

O plano de intervenção para as dez escolas da freguesia passa pela conservação e reabilitação dos edifícios para inverter a trajetória de décadas sem conservação de forma a garantir boas condições de funcionamento, devolver aos edifícios as suas características originais, garantido a estanquidade e as condições de conforto dos mesmos e a remoção de coberturas em fibrocimento.

A requalificação energética de edifícios é outra das prioridades para garantir mais conforto e reduzir a fatura energética. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do conforto térmico dos edifícios escolares, estão previstas as seguintes medidas: isolamento exterior, substituição de caixilharias, colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos e aquecimento a biomassa.

No que diz respeito à requalificação de cozinhas, interessa garantir a segurança alimentar através da remodelação e ampliação das cozinhas e substituição de equipamentos obsoletos.

Os logradouros inadequados a atividades desportivas e lúdicas, a inexistência de equipamentos lúdicos e mobiliário urbano, a ausência de zonas de sombra, o mau estado geral dos pavimentos e equipamentos existentes e problemas de drenagem, fazem da requalificação de logradouros, uma das prioridades de modo a criar melhores condições de utilização dos recreios.

Este investimento insere-se no Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra, apresentado em 2018, que prevê a intervenção em 98 escolas, abrangendo mais de 30 mil alunos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros, dos quais 3,250 milhões de fundos comunitários.