Sintra reabilita mais fogos de habitação social e de custos controlados

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para a reabilitação energética de 34 fogos de habitação social municipal e projetos de arquitetura para 61 frações, num investimento superior a 2 milhões euros.

A empreitada de reabilitação energética aprovada abrange 34 fogos e está integrada na Estratégia Local de Habitação do Município.

Os trabalhos de reabilitação energética acontecem em habitações que se encontram devolutas e prevê a substituição de caixilharias, isolamento térmico das paredes, instalação de equipamentos de produção de aquecimento das águas quentes sanitárias que permitem uma redução de 10% das necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento, pinturas e revestimentos.

Recorde-se que em 2023 foi já aprovada a reabilitação de 42 fogos de habitação social no valor de mais de 895 mil euros.

Basílio Horta, presidente da autarquia, salienta que "com estas intervenções pretendemos colmatar as dificuldades sentidas pela população em matéria de habitação, promovendo a melhoria, dignidade e sustentabilidade das habitações".

Igualmente inserido na Estratégia Local de Habitação de Sintra foi aprovado, o início do procedimento por consulta prévia para a aquisição de serviços de elaboração de projetos de arquitetura e/ou especialidades para obras de edifícios destinados a 61 fogos de habitação a custos controlados, no valor de 765 mil euros.

Estes 61 fogos, inseridos no Plano de Pormenor da Área Central do Cacém, na União das Freguesia do Cacém e São Marcos, estão abrangidos pelo acordo/quadro da Câmara Municipal de Sintra com a Área Metropolitana de Lisboa (AML). A intervenção destina-se a obras em edifícios de habitação para alojamento urgente e temporário e alojamento para estudantes na AML.

Este projeto/investimento é apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.