Câmara de Sintra concede novos apoios ReaVIVA

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de novas comparticipações a obras de conservação em edifícios que se candidataram ao Programa ReaVIVA Sintra, num investimento superior a 18 mil euros.

Os dois imóveis a intervencionar, ao abrigo do ReaVIVA Sintra, têm mais de 30 anos e as comparticipações atribuídas são aplicadas em obras de conservação de partes comuns dos edifícios.

Um dos imóveis a ser alvo de intervenção insere-se na Área de Reabilitação Urbana de Algueirão-Mem Martins/Rio de Mouro. O prédio é constituído por 24 frações, 14 das quais destinadas a habitação e 10 a garagem. O segundo edifício situa-se na Área de Reabilitação Urbana de Queluz/Belas, com 6 frações destinadas à habitação.

“Este programa valoriza as ações levadas a cabo pelos cidadãos para a regeneração e revitalização das áreas urbanas onde vivem”, destaca Basílio Horta, presidente da autarquia.

O programa ReaVIVA Sintra concede um apoio financeiro a fundo perdido, até aos 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU. Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do programa, deverão reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

Recorde-se que em 2023 foram já aprovadas pela Câmara Municipal de Sintra comparticipações ao abrigo do ReaVIVA num valor superior a 20 mil euros.

Mais informações sobre este programa AQUI.