Sintra investe na criação de um novo Parque Urbano em Casal de Cambra

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a Empreitada de Requalificação do Parque Urbano Oriental de Casal de Cambra no valor de 900 mil euros e prazo de execução de 1 ano.

Com uma área total de 26 mil metros quadrados, o futuro Parque Urbano encontra-se localizado numa densa área urbana e irá criar uma nova centralidade e permitir novas dinâmicas sociais na freguesia.

Para o presidente do Município, Basílio Horta, o projeto para o futuro Parque Urbano de Casal de Cambra está “inserido na estratégia da autarquia para Casal de Cambra. Queremos que seja atrativo viver Sintra, aumentando a oferta de espaços verdes e de lazer que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de quem vive e trabalha em Sintra”.

O parque funcionará como parte integrante da estrutura verde principal de Casal de Cambra, e a sua construção visa a:

• valorização do património municipal;
  • criação de um novo espaço de lazer e de uma nova centralidade em Casal de Cambra;
  • reabilitação do espaço devoluto onde  este projeto se insere e do espaço envolvente em todas as suas componentes paisagísticas e urbanísticas;
  • articulação das acessibilidades aos grandes polos de atração existentes;
  • complementaridade com outros espaços e equipamentos públicos existentes.

O projeto contempla ainda: campo de jogos; espaço de lazer com equipamento; espaço de jogo e recreio (com recinto vedado, pavimento amortecedor, equipamento infantil e juvenil); circuito de manutenção com percursos e equipamentos de atividade física; street workout; bolsa de estacionamento; área para desporto livre; zonas de estadia, e uma parcela destinada à futura piscina.

A Câmara Municipal de Sintra está ainda a promover a requalificação da Lagoa no Parque Urbano de Casal de Cambra, num investimento de 250 mil euros.