Requalificação da Quinta de Santo António

A Quinta de Santo António está a ser alvo de reabilitação para a instalação de uma Estrutura Residencial para Idosos. Este projeto insere-se na recuperação do legado patrimonial deste tipo de estruturas na Vila de Sintra.

O licenciamento aprovado compreende a recuperação da casa de autoria do Arquiteto Raul Lino e construção de um edifício, destinado à residência, dividida em três unidades funcionais, com capacidade para 110 residentes.

A zona de implantação do edifício corresponde a 3 mil 782 m² e a área de construção a 10 mil 250 m², com dois pisos acima e dois pisos abaixo da cota de soleira.

Os trabalhos consistem ainda na conservação e reabilitação, exterior e interior, de duas habitações e um pombal de génese anterior a 1951, e à demolição de dois edifícios, uma cisterna e um pavilhão ilegal.

Uma das habitações a conservar e a reabilitar é da autoria de Raul Lino, que obedecerá a um rigoroso critério de restauro, cumprindo o projeto original. Esta habitação, será utilizada como área complementar e de apoio à administração do equipamento.

Por sua vez, o outro edifício será utilizado como sala de convívio complementar, copa, arrumos e instalações sanitárias, enquanto que o pombal será transformado num pavilhão de jardim.

No seguimento deste processo, foi realizada a cedência para o domínio público municipal de 172 m² de terreno, com vista ao alargamento da Rua Câmara Pestana - junto ao acesso principal da parcela - para prolongamento do passeio existente e a criação de cinco lugares de estacionamento automóvel para veículos ligeiros.