Sintra assinala Dia e Noite dos Museus com atividades gratuitas

A Câmara Municipal de Sintra assinala o Dia e Noite Internacional dos Museus com atividades gratuitas nos seus Museus Municipais, entre 10 e 17 de maio.

Comemorado a 18 de maio, o Dia e Noite Internacional dos Museus, este ano sob o tema "O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação", pretende assinalar a importância destes equipamentos culturais na sociedade atual, iniciativa a que Sintra se associa novamente.

O Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo ICOM – International Council of Museums, representa um momento único para a comunidade e para a consciencialização do papel destes espaços como polos de intercambio e enriquecimento cultural.

Para assinalar este dia, os Museus Municipais apresentam diversas atividades diferentes entre si, para todos os gostos. Oficinas, exposições, visitas e música, são as propostas da programação para este ano.

A Câmara Municipal de Sintra recorda que o acesso aos museus municipais é gratuito durante todo o ano.

PROGRAMA

MFC - Museu Ferreira de Castro 

10.MAI, 10h00 | Oficina de Criação Literária: A Luz Verde da Neblina

Pretende-se com esta oficina promover o conhecimento da literatura, gerar estímulo para o ato de escrever e proporcionar o domínio de técnicas narrativas e poéticas aos participantes. Desta forma potencia-se o envolvimento dos jovens não só na dinâmica do Museu, mas também na produção e criação literária.
Saiba mais AQUI.

17.MAI, 21h30 | As Memórias (descontínuas) de Ferreira de Castro

Tema da conferência informal a proferir por Ricardo Marques Alves, no âmbito do ciclo de conferências relativo aos grandes temas tratados na obra castriana e episódios marcantes da sua biografia ou personalidade, contribuindo para o estudo e divulgação da obra de Ferreira de Castro.
Participação gratuita.

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara

16.MAI, 10h00 | Exposição “Leal da Câmara e a Arte do Desenho”

O desenho, tecnicamente falando, consiste num suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, apesar de, pelas suas características, se diferenciar da pintura e da gravura, pelo que poderá ser encarado tanto como processo em si, quanto como resultado artístico. Pretende-se, assim, dar a conhecer, não só os desenhos de Mestre Leal da Câmara – entre esboços, croquis e produtos acabados –, muitos deles, todavia, pouco conhecidos do público, não expostos e conservados em reserva na Casa-Museu da Rinchoa, bem como exemplos de materiais diversos, usados hoje e desde sempre, na conceção dos vários tipos de desenhos, promovendo, desta forma o acesso e a promoção do património móvel que integra a coleção da Casa-Museu Leal da Câmara.
Participação gratuita.

MAT - Museu Anjos Teixeira

13 a 16.MAI | Dia Aberto com a Escola do Património

Realização de workshops no âmbito da conservação e manutenção das obras pertencentes à coleção permanente do MAT, onde se poderá intervir através de trabalhos de manutenção e limpeza de bronzes, mármores e gessos.  Sugerimos que os alunos que frequentam o Curso de Técnico de Audiovisuais façam um registo fotográfico das obras em exposição. As atividades seriam realizadas pelos alunos que frequentam os cursos ministrados pela EPRPS, acompanhados dos docentes responsáveis.

A realização desta atividade permite divulgar junto da comunidade educativa que os Museus são locais vivos e em constante transformação, que apoiam as economias locais, criando oportunidades de emprego e oferecendo programas educacionais que capacitam as comunidades.
Participação gratuita.

17.MAI, 14h00 | Visitas à coleção permanente

Visitas à coleção permanente do MAT com especial destaque para o testemunho cultural e político de ambos os Mestres escultores, e que ecoam nos dias de hoje.
Participação gratuita com marcação prévia, através do telefone 21 923 88 27. 

MHNS Museu de História Natural de Sintra

17.MAI, das 12h00 às 18h00 | Visita-ateliê – O espólio geológico do Museu de História Natural de Sintra

Há 95 milhões de anos uma serra começava a sua formação. A Serra de Sintra deve a sua origem ao fenómeno geológico denominado intrusão magmática, quer isto dizer que o magma ao atingir temperaturas elevadíssimas provocou vulcões.
Depois de uma visita ao espólio geológico do MHNS, propomos realizar um divertido ateliê, que contará com erupções vulcânicas a partir da utilização de materiais domésticos (água, vinagre e bicarbonato de sódio).
Participação gratuita.

17.MAI, 21h00 | Noite Musical

No âmbito das comemorações da Noite Europeia dos Museus, o Museu de História Natural de Sintra contará com uma noite musical. (Formação a anunciar).
Participação gratuita com marcação prévia, através do telefone 21 923 85 63.

MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

17.MAI, 15h00 | Oficina Educativa «ABACVM CLAVDERE»

Esta atividade tem como ponto de partida a coleção de época romana – em especial um dado em marfim encontrado nas Ruínas da Villa de São Miguel de Odrinhas. Durante a visita será explorada a temática da infância na Antiguidade Clássica: as crianças divertiam-se como ainda hoje, inventando o seu mundo de brincadeira, tentando imitar a vida dos adultos. Construir um jogo romano, denominado “abacum claudere” – utilizando os materiais disponíveis na época romana –, será então a atividade proposta.
Participação gratuita com marcação prévia através do telefone 21 923 86 08.

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

17.MAI, das 12h00 às 23h00 | AO MU.SA! – Museu de portas abertas

No âmbito não só da Comemoração do Dia Internacional dos Museus, mas também do aniversário do Museu propõe-se a realização de um dia de exploração ativa do espaço, através de visitas guiadas e de um conjunto de iniciativas que pretendem promover uma participação coletiva, nomeadamente, através de ateliês de expressão artística para famílias [pintura de sacos de pano, oficina de artes plásticas: “Arte Contemporânea, Arte Sustentável”], permitindo, desta forma, a fruição do Museu como um local aberto a todos, aliando a aprendizagem ao lúdico.
Participação gratuita.

17.MAI, das 12h00 às 18h00 | Instamusa-te

Pelo percurso de visita serão colocados vários pontos de convite à interação com as obras de arte através de selfies, iniciativa que desafia o visitante a olhar e relacionar-se com as obras ao mesmo tempo que potencia a divulgação do Museu, reconhecendo o papel transformador e dinâmico da partilha social de momentos e espaços culturais.
Participação gratuita.

17.MAI, 21h00 | Noite Musical

No âmbito das comemorações da Noite Europeia dos Museus, o MU.SA contará com um apontamento musical (Formação a anunciar).
Participação gratuita.

 

Image
Image