Sintra assina Declaração para o Crescimento Inclusivo das Cidades

nova-iorque

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta assinou a Declaração de Nova Iorque, nesta cidade, no dia 29 de março, na qual constam medidas estratégicas para combater as desigualdades sociais e promover um crescimento inclusivo das cidades.

Sintra integra o grupo de cidades convidadas a participar na iniciativa Crescimento Inclusivo das Cidades, promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e pela Fundação Ford.

Basílio Horta explicou o âmbito da iniciativa, na qual estão presentes cidades de várias partes do mundo: “A convenção de Nova Iorque está relacionada com um compromisso que se assume para garantir que o crescimento económico resulta numa mais justa repartição da riqueza”.

O autarca enfatizou ainda o convite dirigido a Sintra por Angel Gurría, secretário-geral da OCDE e Darren Walker, presidente da Fundação Ford: “É uma honra integrar este projeto, que significa o reconhecimento pelo trabalho que temos realizado de políticas que fomentam o desenvolvimento económico baseadas no respeito e combate pelas desigualdades sociais”.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) está a realizar, desde 2012, um estudo sobre os efeitos do crescimento económico e a repartição da riqueza, do qual se pode para já concluir - segundo o presidente da Câmara-, que “existe um fosso cada vez maior entre os países mais ricos e os mais pobres e existem várias zonas do mundo que quanto maior é o crescimento, mais concentrada está a riqueza em vez de mais distribuída”.

Agenda de Nova Iorque