Sintra apoia programa de combate ao abandono escolar

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, um protocolo de colaboração com vista à implementação no concelho do programa de intervenção educativa Segunda Oportunidade (Programa 2O).

O protocolo entre o Município de Sintra, o Agrupamento de Escolas de Agualva Mira Sintra, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Associação ES+ permite criar uma resposta de segunda oportunidade junto dos jovens que abandonaram o sistema educativo e que se encontram em risco de exclusão social.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, este protocolo “segue em linha com uma estratégia bem definida por nós desde o início do mandato, pautada pelo investimento numa educação cada vez mais inclusiva e atrativa para os jovens”, referindo ainda que “a educação é fundamental para o bom funcionamento da democracia e para o futuro tanto de Sintra, como do país”.

A concretização deste protocolo enquadra-se na estratégia do Município de Sintra, que elaborou o Projeto Educativo Local no qual estão definidos 5 eixos prioritários de intervenção, onde se assume a Escola Inclusiva e o Sucesso Escolar e o Trabalho, Qualificação e Inovação, como pilares essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade qualificada.

Por sua vez, o Agrupamento de Escolas de Agualva Mira Sintra pretende criar uma resposta aos jovens de Sintra que abandonaram o sistema educativo e em risco de exclusão social, proporcionando-lhes formação qualificada, dirigida às suas necessidades, expectativas e interesses especificas, em alinhamento com o trabalho laboral local, beneficiando ainda um acompanhamento de forma próxima ao desenvolvimento da sua autonomia e integração socioprofissional.

Neste sentido, pretende-se criar um Centro de Inovação e Desenvolvimento Educativo e Formativo de Sintra que congregue, nas antigas instalação da fábrica da Melka, respostas diferenciadoras de educação e formação de jovens adultos.

O desenvolvimento desta iniciativa permitirá desenvolver atividades adequadas ao melhor interesse dos jovens, proporcionando uma alternativa educativa capaz de os motivar a construírem projetos para as suas vidas, fomentando a sua integração social e profissional.

Do mesmo modo, será integrado na oferta educativa deste Agrupamento uma resposta de segunda oportunidade a partir do próximo ano letivo 2021/2022, em parceria com o Município de Sintra e a Associação ES+.

A ES+ tem desenvolvido a sua atividade no âmbito da promoção do sucesso educativo no Concelho de Sintra, com recursos pedagógicos, técnicos e científicos adequados ao estabelecimento de uma parceria com vista ao desenvolvimento de uma resposta educativa de segunda oportunidade.

Criado pelo Governo, este programa de combate ao abandono escolar é dirigido aos jovens com idade compreendida entre os 15 e 24 anos, com baixas qualificações, desempregados ou em abandono precoce da educação e formação há pelo menos 1 ano, em regra sinalizados no âmbito das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens – CPCJ, pelas equipas multidisciplinares de apoio aos tribunais e instituições de acolhimento.