
Rede municipal de desfibrilhação automática externa vai chegar às praias de Sintra
A Câmara Municipal de Sintra amplia a rede de desfibrilhação automática externa, abrangendo as praias concessionadas do concelho e a Polícia Municipal, fortalecendo assim a capacidade de resposta em situações de emergência.
No dia 1 de junho, início da época balnear, a autarquia expande a rede municipal de desfibrilhação automática externa, na Praia da Adraga, Praia Grande, Praia das Maçãs, Magoito e Praia de São Julião. Além da instalação destes equipamentos nas praias, também serão instalados equipamentos de DAE nas instalações da Polícia Municipal, na Quinta do Recanto, e nas viaturas deste serviço municipal.
Com este reforço o Programa Municipal de Desfibrilhação de Sintra passa agora a contar com 71 aparelhos de desfibrilhação automática externa distribuídos por edifícios municipais, viaturas do Serviço Municipal de Proteção Civil e Polícia Municipal, escolas, complexos desportivos municipais e unidades de saúde.
A autarquia dispõe de mais de 316 técnicos habilitados para operar estes equipamentos, assegurando a utilização em locais com grande afluência de público ou considerados de alto risco.
O programa criado pela Câmara Municipal de Sintra visa reduzir o número de mortes por paragem cardiorrespiratória, promovendo a formação em suporte básico de vida, o uso de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) e o reforço da cultura de socorro no concelho. Ao mesmo tempo, pretende alargar a rede municipal de desfibrilhação e aumentar o número de pessoas com formação sobre estas matérias.