Reabilitação do Centro Cultural Carlos Paredes concluída

Já estão concluídas as obras de reabilitação do circuito de manutenção, parque infantil e parque de merendas junto ao Centro Carlos Paredes, em São Marcos.

Este investimento, no valor de 279 mil euros e uma área de intervenção de 3.600 m², “criou uma nova centralidade na freguesia e devolver espaço público com melhores condições aos munícipes. Investimos cada vez mais na qualidade de vida de todos os que vivem e trabalham em Sintra”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

A intervenção visou a reabilitação dos espaços desportivos, lúdicos e culturais, existentes no Centro Carlos Paredes, e a manutenção de todo o espaço exterior, inserido no perímetro vedado:

Espaços de jogo e recreio e de atividades ao ar livre:

Foi realizada a remoção de aparelhos infantis, mobiliário urbano e das placas de piso sintético e reaproveitamento de alguma estruturas. Posteriormente foram criadas 3 áreas correspondentes a 3 grupos etários com distribuição de modelos de equipamento adaptado às diferentes atividades: parque infantil, street workout e de fitness. Outros trabalhos incluíram a colocação de piso sintético, manutenção de pavimentos, muros, muros-banco e vedações e a plantação de árvores em caldeira no recinto do espaço de jogo e recreio.

Parque de Merendas:

Procedeu-se à construção de plataforma adjacente ao parque infantil para efeitos de instalação de mobiliário urbano adequado, à demolição parcial do muro-banco para possibilitar o acesso direto ao bebedouro e aos equipamentos, colocação de estruturas de sombreamento, instalação de mesas e bancos e construção de caldeiras para plantação de árvores de pequeno porte e arbustos.

Percursos:

Foram recuperados os caminhos existentes incluindo a sua delimitação por toros de madeira de pinho e foram construídos novos caminhos, transversais aos principais, cujo traçado é convergente com alguns trilhos e permite aceder a todos os equipamentos. Foram também colocadas 15 esculturas “Bichos” (peças escultóricas de grandes dimensões, cuja temática são os animais vistos pelos olhos das crianças).

Acessos ao recinto:

Foi aberto um novo acesso no lado norte do parque infantil, para permitir a ligação direta do percurso existente ao espaço exterior ao recinto. Pretende-se refazer a ligação à Alameda de S. Marcos (a sul), atualmente em terra batida, que incluirá a construção de uma plataforma de nível que permita a abertura do portão.

Por se tratar de área de património classificado e com vários acessos diferenciados, está prevista a colocação de painéis com indicações e elementos relevantes sobre os vestígios arqueológicos descobertos neste local.