Parque Florestal da Serra da Carregueira inaugurado no Dia do Município

O Parque Florestal da Serra da Carregueira, em Belas, foi inaugurado no Dia do Município, a 29 de junho. Este é um investimento da Câmara Municipal de Sintra no valor de 1 milhão e 600 mil euros, que integra mais de 20 hectares junto da localidade urbana de Belas.

A implementação do projeto é de vital importância para garantir o contínuo verde municipal e o estabelecimento de um percurso pedonal/ciclável que vem ligar ao eixo Verde Azul, num percurso de cerca de 3 km que promove a ligação entre o aglomerado urbano e o Belas Clube de Campo.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, recordou que “este é um projeto do arquiteto Sidónio Pardal. O Parque da Serra da Carregueira, vale, não só, pelo mérito arquitetónico das paisagens, mas também pela oferta à população de um espaço livre, aberto e de acesso gratuito e que cria uma nova centralidade em Belas”.

Os trabalhos da fase 1 do Parque Florestal Municipal da Serra da Carregueira envolveram a construção dos limites, com muros e muretes e dos acessos principais do parque. O projeto contemplou igualmente a construção de um novo parque de estacionamento junto à entrada sul e beneficia do estacionamento já existente na Avenida João de Belas.

Nesta primeira fase, realizaram-se grandes limpezas no enquadramento da Ribeira de Belas, afluente do Rio Jamor, e consequente requalificação através do redesenho do leito e da plantação de espécies vegetais, permitindo usufruir de trilhos ao longo da linha de água.
Foi também construída uma ponte de madeira para atravessamento seguro da linha de água, garantindo a ligação entre ambas as margens e melhorando a circulação dos percursos internos do parque.

A Serra da Carregueira é uma das manchas verdes de maior expressão no concelho de Sintra que urge preservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a proteção dos recursos naturais deste lugar.