Dia do Município assinalado em Sintra com inaugurações, festejos e concertos

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o dia 29 de junho, Dia do Município, com uma cerimónia do hastear da bandeira e diversas inaugurações e festividade a assinalar a data por todo concelho.

As comemorações do Dia do Município tiveram início com a habitual cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, às 10h00.

Durante a cerimónia de hastear, o presidente da autarquia, Basílio Horta, no seu discurso deu nota do balanço das medidas implementadas pelo município nos últimos anos, mencionando “que este é um dia de balanço, o que fizemos e onde queremos chegar. Não posso deixar de mencionar a área da saúde, começámos por aí porque não podíamos conviver com essa situação, foi um grande esforço financeiro e de grande determinação para recuperar as décadas perdidas no setor da saúde, fizemos o hospital com as obras agora a decorrer e fizemos 5 centros de saúde. Foi, sem dúvida, feito um grande trabalho nesta área.”

“Na área da educação, foi outro grande esforço para o município... Foi uma das prioridades que estabelecemos. Investir nas escolas é investir na educação e no futuro, recuperamos as EB's todas e algumas das secundárias também. Foi um investimento de mais de 45 milhões de euros, e não vamos ficar por aqui”, garantiu o autarca.

Quanto à cultura, Basílio Horta, destaca o Festival de Sintra “não posso deixar de referir este festival que revolucionou a maneira de olhar a música clássica. O mais importante foi a descentralização do festival, que vai às escolas, às sociedades e às freguesias. É por aqui que temos de ir e fazer de Sintra aquilo que Sintra é! Ir onde as pessoas estão, ir ao seu encontro.”

No seu discurso, Basílio Horta referiu ainda que "de futuro, e para este mandato, a autarquia tem em foco dois grandes eixos: a habitação e a mobilidade". “Sintra tem agora uma Estratégia Local de Habitação que visa garantir condições de acesso a uma habitação condigna às pessoas que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada, quanto à mobilidade vamos investir na circular poente ao Cacém e queremos fazê-lo neste mandato” concluiu o autarca.

Também nos Paços do Concelho foi inaugurada a exposição de fotografia “Sintra Lugares em Espera”. Este registo, pelo olhar do curso de Fotografia da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra e dos técnicos da autarquia e mostra uma Sintra que em março de 2020 ficou irreconhecível.

Foi também apresentada, nos Paços do Concelho a recém criada plataforma geográfica de apoio ao investidor. Trata-se de mais uma ferramenta para fortalecer a ligação com os cidadãos e empresas na visão de VIVER, VISITAR e INVESTIR em Sintra. Esta plataforma integra um visualizador websig, que proporciona a consulta e visualização geográfica das áreas ainda livres de edificação ou sem ocupação, em solo urbano. Esta ferramenta permite aos potenciais interessados, encontrar possíveis localizações em Sintra para se instalarem, de acordo com as necessidades específicas do investimento desejado.

Na recém ligação entre o Parque Lazer Pinto Vasques e a Quinta da RIbafria, teve lugar a atuação pelo Grupo de Concertinas da Associação de Proprietários e Moradores da Serra da Silveira. No local, ao longo de todo o dia, decorreram diversas atividades e animação.

Depois de obras de recuperação para albergar todos os serviços oficinais da autarquia, foi inaugurado o Complexo Municipal de Vila Verde, pelas 12h00, que representa um investimento da autarquia de 2, 2 milhões de euros. Este complexo alberga zonas de escritórios; oficinas; armazéns; parque de máquinas; estação de serviço; silos; balneários e refeitório. Os espaços estão numa área de construção de 6.425 m2 no que se refere aos edifícios e de 33.000 m2 quanto ao espaço exterior.

Basílio Horta, refere que “esta empreitada tem por objetivo, em primeiro lugar, otimizar os serviços municipais e, por outro lado, valorizar o bem estar das pessoas. Trata-se de dar condições de trabalho que permitam uma elevação na qualidade do serviço prestado pelos trabalhadores”.

O dia foi também marcado pela inauguração da Ciclovia do Atlântico, percurso ciclável e pedonal na Ligação de Colares, Banzão e Praia Grande num investimento por parte da Câmara Municipal de Sintra de cerca de 994 mil euros. Trata-se de um percurso localizado entre a rotunda de acesso à Praia Grande e a Adega de Colares, apresentando cerca de 1,985 km de extensão.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “os investimentos que a autarquia tem vindo a realizar na construção de ciclovias são de extrema importância, significam uma aposta no ambiente e no desenvolvimento de políticas ambientais, tão importantes agora como no futuro.” 

A Praia das Maçãs é palco, até 15 de setembro, para a exposição "Memórias de Praia" que recorrendo a imagens de época e documentos de arquivo desvenda algumas das memórias desta estância balnear.

No final da manhã foi inaugurado o percurso de ligação pedonal à praia e a requalificação do Parque das Merendas do Magoito, num investimento de cerca de 360 mil euros. Inserido numa área de pinhal a cerca de 1,5 km da praia do Magoito, este espaço conta com zonas de refeição ao ar livre equipadas com churrasqueiras individuais, bebedouros e parque infantil. O projeto de requalificação do parque abrangeu uma área de 8.000 m2 com a criação de uma rede de caminhos pedonais.

No Dia do Município foi também inaugurada a primeira fase do Parque Florestal Municipal da Serra da Carregueira, em Belas. Este projeto, um investimento de 1 milhão e 600 mil euros, garante criação uma nova zona verde junto de áreas urbanas para usufruto da população, e que adicionalmente permite a ligação e continuidade do Eixo Verde Azul, num percurso de cerca de 3 km que liga o aglomerado urbano e o Belas Clube de Campo.

As comemorações deste dia encerraram, no centro da Vila de Sintra, com um concerto pela Orquestra Escolar de Sintra no Largo Rainha D. Amélia. Em palco estiveram dezenas de alunos do concelho que usufruem da oportunidade do ensino e prática musical em contexto escolar.

Image