Novo Hospital de Sintra apresentado no Conselho Estratégico Empresarial

O novo Hospital de Sintra foi apresentado esta terça-feira no Conselho Estratégico Empresarial, realizado no Palácio Valenças, em Sintra.

O futuro Hospital de Sintra destina-se a servir 400 mil utentes representando um investimento da autarquia de cerca 30 milhões de euros no projeto, fiscalização e obra e o Estado assume 21 milhões de euros com aquisição do equipamento médico, geral e informático. O equipamento localiza-se no bairro da Cavaleira na Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Neste momento está a ser finalizado o caderno de encargos, estimando-se que o concurso público da empreitada possa ser lançado até ao final do primeiro semestre deste ano.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sublinhou que “construção do novo hospital é um bem fundamental, e não apenas um hospital, é o reflexo da gestão autárquica e que deve ser acompanhada de perto pelo Governo, uma colaboração intimista entre a Câmara e os serviços do Ministério da Saúde, que permitam a construção do hospital já em 2021.”

A ministra da Saúde, Marta Temido, presente nesta reunião, refere que “é meta do governo implementar medidas de solução, que permitam à população ter médico e enfermeiros de família e a hipótese de ter um secretário clínico nos cuidados de saúde de apoio às equipas multidisciplinares”.

O novo hospital será composto por serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora/Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, farmácia, Unidade de Esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

Os novos centros de saúde em funcionamento no concelho de Sintra desde 2018 servem mais de 170 mil pessoas, num investimento global de mais de 8 milhões de euros. Estão concluídos e a funcionar quatro centros de saúde: Queluz, Almargem do Bispo e Sintra e Agualva, e em construção o Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins, um investimento de 4 milhões de euros, que servirá 60 mil pessoas.

Já no final de 2018 foi assinado um novo protocolo entre o Governo e o Município de Sintra que irá permitir a construção de um sexto equipamento, o centro de Saúde de Belas.

Saiba mais em: www.novohospitaldesintra.pt