Novas políticas de competitividade em debate no Conselho Estratégico Empresarial de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra realizou, esta quinta-feira, o Conselho Estratégico Empresarial onde a competitividade da economia portuguesa foi o tema central do debate.

António Pires de Lima, presidente do Conselho Estratégico Empresarial, deu início à sessão salientando que o futuro da economia tem bastantes desafios no futuro próximo.

Este Conselho Estratégico, que se realizou no Palácio Valenças, teve como convidado o ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, que apresentou algumas estratégias para atrair e reter a produtividade e competitividade da economia portuguesa. “temos pela frente grandes desafios económicos que vão tentar reverter os últimos 25 anos de estagnação da economia.”

O ministro, neste espaço de debate com o setor empresarial de Sintra, frisou que existem alguns fatores que dificultam a competitividade da economia, “a falta de mão de obra, a burocracia e o sistema fiscal são dos maiores desafios que enfrentamos.”

Durante a reunião foi apresentada pelo presidente da autarquia, Basílio Horta, a caracterização socioeconómica atual do concelho, com referência a indicadores que permitem medir o potencial do concelho. Neste sentido, verificou-se que Sintra mantêm o segundo lugar como município mais populoso do país, “com cerca de 400 mil habitantes e cerca de 65 mil imigrantes", referiu o autarca.

Sintra é também o terceiro concelho com maior número de empresas, Basílio Horta refere que “Sintra é um concelho com uma atividade económica muito intensa e diversificada”.

O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra funciona como um interlocutor privilegiado entre empresários e investidores de dimensão nacional e local estando focado em melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento em Sintra que dinamizem a economia e promovam o emprego. Este conselho integra empresários, associações empresariais e entidades sindicais.