Município de Sintra vai investir na remodelação das redes de saneamento no Bairro da Xetaria

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para a realização dos trabalhos de remodelação das redes de saneamento no Bairro da Xetaria, na União de Freguesias de Queluz e Belas, num investimento superior a 500 mil euros.

Esta empreitada, conjunta com os SMAS de Sintra, vai permitir resolver a falta de capacidade de vazão do coletor pluvial existente na Rua Catarina Eufémia. A necessidade de remodelação deste coletor resulta da expansão urbana com a consequente impermeabilização dos terrenos, e respetiva ampliação da rede pluvial a montante deste troço, sem que tenha sido aumentada a capacidade de escoamento a jusante.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “esta empreitada integra a estratégia do município de renovação das infraestruturas da rede de abastecimento de água, sempre tendo em vista a melhoria do desempenho e eficiência do sistema e uma melhor resposta às necessidades da população.”

A intervenção a executar, além da remodelação da rede de drenagem de águas pluviais, contempla ainda a requalificação da rede de águas residuais domésticas ao longo da Rua Catarina Eufémia.

Serão também substituídos os atuais equipamentos de recolha de resíduos urbanos, com a instalação de contentores enterrados, abrangendo dois pontos de deposição, na Avenida de Portugal e na Rua da Alemanha.