Câmara de Sintra assinou acordo com IHRU para requalificar 271 habitações municipais

A Câmara Municipal de Sintra assinou, esta segunda-feira, com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), um acordo de colaboração ao abrigo do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, no valor de 21 milhões e 368 mil euros.

Este acordo vem permitir financiar a execução das medidas definidas na Estratégia Local de Habitação que visa garantir condições de acesso a uma habitação condigna a quem não dispõe de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada, e visa financiar a reabilitação de mais de 270 fogos habitacionais e construção de seis novos fogos no município de Sintra.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “com este acordo, agora celebrado com o IRHU, estamos a zelar por um direito fundamental, o direto de acesso a uma habitação, e colmatar as dificuldades sentidas pela população nesta matéria, promovendo a melhoria, dignidade e sustentabilidade das habitações".

Com este acordo, que o Governo celebrou com 18 municípios da região de Lisboa e Vale do Tejo, pretende-se acelerar as candidaturas aos fundos europeus para cumprir a meta temporal sem a qual os recursos do PRR não produzem feito.

De assinalar que até ao momento a Câmara Municipal de Sintra tem 74 candidaturas submetidas, das quais 36 já aprovadas, num valor superior a 19 milhões de euros para o setor da habitação.

A Estratégia Local de Habitação, promovida pela Câmara Municipal de Sintra, tem como objetivo beneficiar mais de 3000 famílias, mais de 9000 pessoas, num investimento de cerca 179 milhões de euros em seis anos.

Este acordo insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).