Câmara de Sintra investe mais de 8 milhões em reabilitação energética

A Câmara Municipal de Sintra vai investir mais de 8 milhões de euros na reabilitação energética de 351 fogos de habitação social municipal.

Esta deliberação, aprovada em reunião de executivo, destina-se à adjudicação de empreitadas e abertura de concursos públicos para reabilitação energética de habitação social em diversos locais do concelho.

Os trabalhos de reabilitação energética destes fogos habitacionais integram a Estratégia Local de Habitação, delineada pela autarquia, que visa garantir uma resposta adequada e condições de acesso a uma habitação condigna a pessoas que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, relembrou que "a Estratégia Local de Habitação de Sintra vem dar resposta às necessidades dos munícipes e beneficiará mais de três mil famílias, num investimento de cerca 179 milhões de euros, nos próximos cinco anos”.

Os concursos públicos dizem respeito a 329 fogos localizados na União das Freguesias de Agualva e Mira-Sintra, União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, União das Freguesias de Queluz e Belas, Freguesia de Algueirão - Mem Martins e Freguesia de Rio de Mouro.

Já a adjudicação da Empreitada de Reabilitação Energética agora aprovada vai permitir a reabilitação de 22 fogos de habitação social, com um prazo de execução de cinco meses.

As intervenções nestas empreitadas acontecem em habitações devolutas e consistem na substituição das caixilharias, isolamento térmico das paredes, instalação de equipamentos de produção de AQS (aquecimento das águas quentes sanitárias) que permitem uma redução de 10% das necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento, pinturas e revestimentos.

Este projeto/investimento é apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.