Câmara de Sintra aprova novas comparticipações ReaVIVA

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de novas comparticipações para obras de conservação em edifícios que se candidataram ao ReaVIVA Sintra, num investimento superior a 66 mil euros.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “este programa valoriza as ações levadas a cabo pelos cidadãos para regenerar as áreas urbanas onde vivem”. O autarca referiu ainda que “o ReaVIVA é um instrumento único e importante não só para a requalificação dos edifícios, este programa é um motor de revitalização do espaço público e das cidades”.

Os imóveis alvo de intervenção têm mais de 30 anos e as comparticipações financeiras atribuídas serão utilizadas em obras de conservação das partes comuns dos edifícios.

Foi alvo de aprovação o edifício inserido na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Agualva-Cacém, constituído por oito frações autónomas afetas ao uso habitacional, será objeto de uma comparticipação no valor de 24 mil e 696 euros e ainda um imóvel constituído por dez frações autónomas de uso habitacional, obterá uma comparticipação no valor de 5 mil e 205 euros. Nesta mesma ARU, um imóvel composto por 16 frações, 14 afetas a habitação e duas destinadas a comércio, receberá uma comparticipação no valor de 11 mil e 052 euros.

Na Área de Reabilitação Urbana de Queluz-Belas, foi aprovado o apoio a um edifício constituído por 13 frações, 11 habitacionais e duas comerciais, receberá uma comparticipação no valor de 7 mil e 770 euros, bem como um prédio constituído por quatro frações autónomas habitacionais, obterá uma comparticipação no valor de 6 mil e 534 euros.

Inserido na Área de Reabilitação Urbana de Massamá-Monte Abraão, um prédio, composto por 16 frações autónomas, sendo oito frações afetas a uso habitacional, sete afetas ao uso de garagem, e uma fração destinada ao uso de armazém, receberá uma comparticipação no valor de 6 mil e 102 euros.

Situado na Área de Reabilitação Urbana do Pendão, um prédio constituído por dezoito frações autónomas, quinze habitacionais e três comerciais, obterá uma comparticipação no valor de 4 mil e 755 euros.

O ReaVIVA Sintra concede um apoio financeiro a fundo perdido, até aos 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU. Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do programa, deverão reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

Mais informações sobre este programa AQUI.