Câmara de Sintra aposta na promoção da formação profissional especializada

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a celebração de protocolos de colaboração com diversos agrupamentos de escolas da rede pública de Sintra, com vista à criação de Centros Tecnológicos Especializados.

Os protocolos de colaboração, agora aprovados, serão celebrados com os agrupamentos de escolas de Aguava e Mira-Sintra, D Maria II, Leal da Câmara, Mem Martins, Miguel Torga, Monte da Lua e Queluz-Belas e dizem respeito à criação de Centros Tecnológicos Especializados nas áreas de informática, digital e industrial.

Estes protocolos têm por objetivo definir uma estratégia de orientação escolar e profissional para o concelho, promover a divulgação dos Centros Tecnológicos Especializados, apoiar as deslocações dos alunos até aos estabelecimentos de ensino, proporcionar formação contínua aos professores/formadores, assegurar a manutenção de espaços e/ou equipamentos, investir em upgrade tecnológico e disponibilizar residências a estudantes.

Para o presidente da Câmara, Basílio Horta “o apoio a projetos desta natureza terá um impacto enorme nas ações futuras dos nossos jovens. A aquisição de competências é essencial para o ingresso no mercado de trabalho e sucesso profissional”.

A criação de Centros Tecnológicos Especializados está inserida nas candidaturas apresentadas pelos referidos agrupamentos de escolas, realizadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um valor de financiamento a fundo perdido até 1 milhão e 700 mil euros.

Na mesma sessão de reunião de executivo foi, ainda, aprovada a adenda ao protocolo estabelecido com a CENINTEL – Centro de Inteligência Formativa, Ensino e Formação Profissional para a implementação e dinamização de um Centro Tecnológico Especializado na Área da Indústria. Esta adenda vem reforçar a colaboração existente entre o Município de Sintra e a CENINTEL.