Câmara de Sintra apoia integração de pessoas com deficiência no mercado profissional

protocolo paisemrede 01

A Câmara Municipal de Sintra celebrou, hoje, a assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Sintra e a Associação de Pais em Rede, no âmbito do Projeto Inclusão Socioprofissional das Pessoas com Deficiência.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “a autarquia é um parceiro aliado deste projeto e está tão empenhada nesta matéria como os próprios interessados”, considerando ainda que “o apoio prestado pela Câmara a este projeto é a primeira pedra de um caminho a percorrer e do qual queremos ser um exemplo a seguir”.

O Projeto Inclusão Socioprofissional das Pessoas com Deficiência pretende facilitar e promover a integração socioprofissional do jovem com deficiência ou incapacidade, através da construção de uma rede comunitária de apoio capaz de criar respostas no sentido da promoção da autonomia, realização pessoal e autodeterminação da pessoa com deficiência. A intervenção e apoio são centrados nos interesses, preferências e funcionalidade do jovem, enquanto condição indispensável para o exercício da sua autonomia e capacidade de decisão.

Para a primeira fase do projeto estão selecionados 13 jovens (com idades entre os 17 e os 23 anos), com vários tipos de incapacidades. Estes jovens vão ser alvo da ação do projeto na preparação do próprio processo de treino e preparação para integrar um contexto real de trabalho nas empresas do concelho que já demonstraram disponibilidade para acolher esta experiência, dando seguindo uma estratégia de responsabilidade social, por meio do envolvimento direto do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra.

O Projeto Inclusão Socioprofissional das Pessoas com Deficiência envolve a autarquia e a sociedade civil, com particular destaque para relação com as empresas e a rede social comunitária. Em resultado das boas práticas na inclusão de jovens/adultos com deficiência em contexto laboral são atribuídos selos “Empresa Inclusiva ” e “Escola Inclusiva de Excelência”.

A cerimónia decorreu no Palácio Valenças, em Sintra.