Basílio Horta visita Freguesia de Colares

PresAbert Colares 01

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realizou na última sexta-feira uma visita à Freguesia de Colares, no âmbito de uma Presidência Aberta.

A visita teve início na antiga sede da AMES com o anúncio da cedência do edifício à junta de freguesia de Colares. Basílio Horta referiu que “os espaços tutelados pela autarquia têm de ser úteis aos munícipes”. No seguimento da declaração do presidente da junta de freguesia, Rui Franco, de criar naquele espaço um local de exposição e promoção dos produtos locais, o edil de Sintra referiu que “com esse propósito e sendo Colares um dos ex-líbris do concelho, o edifício vai servir o interesse dos cidadãos”.

A visita prosseguiu até ao miradouro das Azenhas do Mar recentemente requalificado.

Basílio Horta esteve também na Praia das Maçãs, afetada pelas intempéries do inverno de 2014, a causar graves danos nos muros de proteção às arribas, que vão continuar a ser reabilitados num projeto coordenado pela autarquia, no âmbito do Programa Estratégico Ambiental, de forma a assegurar a proteção de pessoas e bens numa zona de elevado interesse económico associado ao turismo balnear e desportivo e, ainda, ao lazer. Nesta zona da freguesia, o edil visitou também as recentes obras de requalificação efetuadas no Mercado Municipal da Praia da Maçãs.

Na Praia Grande, a zona mais afetada pelas tempestades do inverno do ano passado, e onde foram realizadas várias obras de recuperação dos estragos causados, está prevista a requalificação do passeio, escadas, rampas, a construção de uma zona entre o areal e o arruamento com elementos serigrafados na parede, espaço para esplanadas e bancos com utilização de materiais tradicionais da região e instalações sanitárias públicas com zona de duche. Basílio Horta afirmou neste contexto: “Esta intervenção e colocação de equipamento é muito útil nesta zona das praias”, assim como as obras realizadas e entretanto concluídas, no acesso pedonal sul à Praia Grande que se encontrava há vários anos vedado ao público.

Esta intervenção consistiu na remoção de pedras e terras desmoronadas sobre os degraus, limpeza e desmatação do acesso e da via pública, reparação dos degraus existentes em betão, montagem de corrimão guarda corpos ao longo de todo o acesso, criação de plataforma de contemplação das pegadas dos dinossauros e passadiço de acesso ao areal da praia, garantindo assim as condições de segurança dos utentes.

O presidente da câmara de Sintra visitou a localidade de Almoçageme, onde anunciou a recuperação do mercado municipal (com várias bancas para comércio e uma zona de churrasqueira) e foi identificada numa zona a existência de esgotos não ligados à rede pública. Nesse sentido, Basílio Horta anunciou a elaboração de um plano de ação para o prolongamento das redes de abastecimento das águas residuais domésticas, a realizar pelos SMAS-Sintra, num contexto ambiental e financeiros viáveis. Esta intervenção vai complementar a que está a decorrer, neste momento, no âmbito da drenagem pública das águas residuais e dos esgotos, cujo investimento é de aproximadamente 160 mil euros.

A segunda Presidência Aberta à freguesia de Colares terminou com um encontro muito participado nas instalações da sede daquela junta de freguesia, no qual marcaram presença diversos representantes do movimento associativo.

• PresAbert_Colares_02.jpg
  • PresAbert_Colares_03.jpg