Autarquia de Sintra inaugura Edifício Multiusos Cultural de Belas

A Câmara Municipal de Sintra inaugurou, esta quarta-feira, o Edifício Multiusos Cultural de Belas, localizado na zona histórica da vila, num investimento de 468 mil euros.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, e ficou marcada por um momento musical de violino e violoncelo a cargo do Sintra Estúdio de Ópera.

Para Basílio Horta, este investimento é  “um belo exemplo da politica de descentralização que temos vindo a implementar no concelho de Sintra. A cultura não deve resumir-se apenas aos Palácios e à Paisagem Cultural, deve ir, também, ao encontro da população e é desta forma que estamos a criar estes núcleos de cariz cultural em todo o território”. “Este espaço ficará aberto à comunidade, para usufruto de toda a população, satisfazendo as necessidades culturais desta freguesia”, concluiu o edil.

O antigo edifício do Rossio de Belas deu lugar ao novo  Multiusos Cultural de Belas, inserido na Área de Reabilitação Urbana de Queluz-Belas e na área definida para intervenção do Projeto Estruturante da Centralidade de Belas. A reabilitação, levada a cabo pela autarquia, teve como objetivo a recuperação do edifício, que se encontrava em avançado estado de degradação, e transformar o espaço num equipamento de utilização coletiva para iniciativas municipais, em articulação com a União das Freguesias de Queluz e Belas.

Com uma área de construção de 351 m², a entrada principal faz-se pelo Piso 0 onde se encontra um hall, Sala Multiusos com capacidade para 100 lugares (94 + 6), instalações sanitárias e arrumos gerais. No Piso 1 localizam-se os camarins com bancada de maquilhagem, instalações sanitárias e duche, e espaço exterior coberto (varanda).