Autarquia de Sintra renova protocolo de funcionamento do Centro de Acolhimento

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a renovação do acordo de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, no valor de cerca 67 mil euros, com o objetivo de garantir o funcionamento do Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, a continuação deste projeto “permite que as pessoas em situação de sem abrigo beneficiem de estruturas de acolhimento que possibilitam a sua integração social futura. Neste local é ainda possível um acompanhamento técnico com vista à reinserção social, criação de um plano de vida, procura de emprego. Não se trata apenas de acolher uma pessoa, trata-se de dar-lhe condições para reconstruir a sua vida e o seu caminho”.

Em abril de 2020, o município criou o Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo, de forma a prestar apoio às pessoas em situação de sem abrigo cuja pandemia colocou em maior risco e vulnerabilidade. Este centro funciona nas antigas instalações da Policia Municipal, em Ouressa, e tem capacidade para acolher até 32 utentes. O acolhimento neste centro inclui refeições, banhos, tratamento de roupa e ainda o desenvolvimento de um plano pessoal de integração.

Image