Autarquia de Sintra aprova novos apoios a bombeiros do concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a concessão de um novo apoio extraordinário às nove Associações de Bombeiros Voluntários do município, no valor de 135 mil euros.

Esta verba extraordinária será distribuída de forma parcelar, e tem como objetivo garantir o necessário apoio ao pleno funcionamento das Associações de Bombeiros, bem como à prestação de socorro, ao combate a incêndios e aos serviços prestados à comunidade dotando-as de recursos que se mostrem suficientes para o desempenho das suas funções.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, refere que esta é “um apoio muito importante, especialmente neste período que atravessamos. Temos com os nossos bombeiros uma relação não só de palavras, feita de atos e de apoios." Sublinhando que "nunca é demais realçar o excelente trabalho que têm desempenhado em prol da nossa comunidade e importante papel que têm neste combate à pandemia”.

Recorde-se que, no início de 2020, o município disponibilizou verbas de 1 milhão e 200 mil euros para as 9 corporações de bombeiros do concelho, que foi depois reforçada a meio do ano com a atribuição de um apoio extraordinário de 225 mil euros , por forma a garantir o seu pleno funcionamento.

As Associações de Bombeiros têm garantido de forma vincada o transporte de doentes suspeitos de Covid-19, provocando uma grande redução do transporte de doentes não urgentes, o que deixa as Associações perante uma debilidade financeira que coloca em risco o cumprimento de inadiáveis compromissos inerentes ao seu normal funcionamento.

A Câmara Municipal de Sintra irá continuar a acompanhar a evolução da propagação de Covid-19, antecipando e atuando com novas medidas preventivas, caso seja necessário, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio à população.