Autarquia de Sintra reforça apoios às Corporações de Bombeiros

A Câmara Municipal de Sintra assinou esta terça-feira, 30 de junho, um protocolo de colaboração com as nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, que dá lugar a um apoio extraordinário de 225 mil euros.

O apoio extraordinário, concebido pelo Município de Sintra, pretende auxiliar as corporações de bombeiros no atual contexto de surto de COVID-19, para fazer face às despesas associadas ao combate da pandemia e a uma diminuição acentuada no transporte de doentes não urgentes o que, por conseguinte, leva uma quebra na faturação destas Associações.

“Os bombeiros estão na primeira linha no ataque à pandemia, mas também nos riscos que correm. Por isso, tudo será feito para que a segurança dos nossos bombeiros seja garantida”, referiu o presidente da autarquia Basílio Horta.

O edil afirmou ainda que “em relação aos casos suspeitos, a autarquia fará todos os testes que sejam necessários aos bombeiros, às suas pessoas próximas e aos funcionários. Não hesitaremos em fazer tudo o que for necessário para combater este surto”.

O protocolo foi assinado pelas Associações Humanitárias de Bombeiros de Agualva-Cacém, Algueirão-Mem Martins, Colares, Belas, Almoçageme, Montelavar, Queluz, São Pedro de Sintra e Sintra.

Para além desta verba extraordinária, a autarquia disponibilizou, até ao momento, a forças de segurança e bombeiros mais de 5.000 kits de proteção e mais de 30.000 máscaras de proteção individual. Acresce ainda que estas entidades podem usufruir gratuitamente dos serviços de desinfeção de veículos, realizada pelos técnicos da autarquia.