Autarquia apoia táxis de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra assinou, esta quarta-feira, dia 1 de julho, o protocolo de apoio financeiro de 105 mil euros à Cooperativa de Táxis Linha de Sintra, com o objetivo de minimizar o impacto das dificuldades económicas sentidas devido ao surto de Covid-19.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que a autarquia “está sempre pronta para ajudar. Não iríamos virar as costas a este setor no momento que atravessamos e que traz graves consequências a todos os níveis”.

Os 105 mil euros correspondem a seis meses de quotas dos 123 profissionais do concelho, sendo que cada taxista receberá um apoio superior a 850 euros, garantindo desta forma apoio aos operadores em situação de vulnerabilidade. Esta verba destina-se a fazer face às dificuldades de tesouraria, decorrentes da impossibilidade do pagamento de quotas por parte dos seus associados, em virtude do decréscimo da sua atividade durante a pandemia. O montante em causa vai permitir ainda a manutenção de uma oferta de transporte público em táxi, capaz de responder às necessidades da população, nomeadamente no que diz respeito ao transporte de pessoas para hospitais, centros de saúde, clínicas, entre outros.

No final da cerimónia foram distribuídos kits de proteção individual aos taxistas presentes.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra tem em vigor um Plano Contingência com estratégias definidas para reduzir o risco de contágio e combater o surto, entre elas a lavagem e desinfeção de viaturas das forças de segurança e táxis do concelho, indo ao encontro das recomendações das autoridades de saúde.