COVID-19 | Autarquia distribui material de proteção individual nos Bairros Comunitários de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra está a distribuir kits de proteção individual e material informativo pelos residentes dos nove bairros comunitários do concelho, em parceria com a Fundação Aga Khan Portugal.

Os Kits incluem álcool gel, máscaras de pano reutilizáveis, filtros e folhetos informativos sobre as medidas a adotar para o combate ao surto de COVID-19. Ao todo serão distribuídas 5 mil máscaras, confecionadas por um grupo de costureiras migrantes desempregadas e que foram remuneradas por este serviço, aliando esta iniciativa de saúde pública ao cariz social.

O material de proteção individual é distribuído pela técnica de serviço social responsável de cada bairro, que conhece e acompanha a população residente, e por um zelador que avalia a habitabilidade de cada casa e sinaliza os casos onde é necessária alguma reparação.

Simultaneamente, a autarquia de Sintra mantém a distribuição de mais de 250 mil máscaras e de 200 mil frascos de álcool gel através dos três postos móveis de apoio e informação para a COVID-19. Estas unidades, em funcionamento junto das estações da CP, distribuem gratuitamente material de proteção e informação - disponível em várias línguas - para a prevenção e diminuição dos riscos de contágio por COVID-19.

Os postos móveis funcionam com equipas constituídas por enfermeiros do ACES Sintra - Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, elementos da Proteção Civil de Sintra, Polícia Municipal de Sintra e técnicos de ação social da autarquia. As equipas multidisciplinares que acompanham estas ações prestam adicionalmente apoio e esclarecimentos à população sobre medidas preventivas, isolamento, utilização correta de EPI, higienização das mãos, entre outros.