
Sintra reforça apoio a projetos educativos e culturais nas escolas do concelho
A Câmara Municipal de Sintra aprovou em julho um conjunto de apoios financeiros, no valor total de 263 mil euros, destinados a promover projetos educativos e culturais nas escolas da rede pública do concelho e à realização da 34.ª edição da Mostra de Teatro do Concelho de Sintra, organizada pelo Chão de Oliva.
Este investimento visa fomentar a educação inclusiva, diversificar a oferta formativa e incentivar a inovação pedagógica, através do Concurso de Projetos de Qualidade e Excelência.
No âmbito do PAQUE – Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas, serão atribuídos cerca de 132 mil euros a 20 Agrupamentos de Escolas, abrangendo 2.222 alunos com necessidades de saúde especiais. Este apoio reforça as medidas seletivas e adicionais já implementadas, promovendo uma escola mais inclusiva.
A autarquia irá ainda apoiar, com 104 mil euros, a implementação de 48 cursos profissionalizantes em 11 Agrupamentos de Escolas, abrangendo 1.895 alunos. Esta medida garante o cumprimento da escolaridade obrigatória e a obtenção de qualificações profissionais certificadas.
No Concurso de Projetos de Qualidade e Excelência, foram aprovadas quatro candidaturas, com um apoio total de 6.800 euros, destacando-se projetos inovadores como “Vem morar comigo: Aprender em Movimento”, “Teatro.no.Agem”, “Capacitação Parental” e “Educação STEAM na exploração espacial”.
Por fim, foi aprovado o apoio de 20 mil euros à Mostra de Teatro do Concelho de Sintra, que promove a aprendizagem lúdico-pedagógica através da expressão dramática, envolvendo educadores, professores e monitores de ATL.
A Câmara Municipal de Sintra reafirma, assim, o seu compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e culturalmente enriquecedora.
[A publicação deste conteúdo ocorreu após a data das eleições autárquicas, apesar de se referir a uma iniciativa anterior, em cumprimento das orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da legislação eleitoral em vigor. Esta medida visa assegurar o respeito pelos princípios da neutralidade e imparcialidade das entidades públicas durante o período eleitoral.]