Sintra deu as boas-vindas aos professores bibliotecários com uma caminhada

Para assinalar o início do ano letivo a Câmara Municipal de Sintra deu as boas-vindas aos Professores da Rede de Biblioteca Escolares de Sintra com uma caminhada/viagem literária pelas ruas de Sintra.

Esta caminhada, de percurso circular, teve início na Biblioteca Municipal de Sintra em direção à vila e foi dinamizada pela Associação Cultural Teatro Efémero. A atividade foi guiada por duas personagens do universo literário que ao longo do percurso exploraram personagens, histórias, autores e sonhos com ligação à literatura e a Sintra.

Eça de Queiroz, Vergílio Ferreira, Hans Christian Anderson, Sophia de Mello Breyner, Lord Byron, João Apolinário, Luísa Sigea, Graham Green, Camilo Castelo Branco, José Saramago, Ramalho Ortigão, William Beckford ou Fernando Pessoa foram alguns dos autores referenciados.

Houve também lugar a paragens onde foram lidos textos, poemas e partilha de factos sobre a vida e obras dos escritores numa interação direta com os participantes.

Esta atividade constituiu uma forma de reforçar parcerias com a comunidade educativa do concelho e uma oportunidade de apresentar as ofertas educativas e serviços aos professores, estabelecer e reforçar parcerias.

No mesmo dia foi também inaugurada, na Biblioteca Municipal de Sintra, a exposição “Memória: Totalitarismo na Europa” que estará patente até 6 de novembro.

Esta exposição, de entrada livre, retrata os principais regimes opressivos e sangrentos da Europa durante o século XX, incluindo o nazismo, fascismo e comunismo e pretende alertar e informar as novas gerações sobre o trágico passado totalitário da Europa e sobre a importância de defender os direitos humanos fundamentais, as liberdades e garantias individuais, bem como os valores democráticos na sociedade.