Município promove projeto Sintra Cresce Saudável

O Projeto “Sintra Cresce Saudável” foi um dos 35 selecionados, entre mais de 400 candidaturas, para integrar a iniciativa Academias Gulbenkian do Conhecimento que visa promover as competências das crianças e jovens de hoje com o intuito de os preparar para enfrentar o futuro. Este projeto da Fundação Gulbenkian vai dotar uma centena de organizações sem fins lucrativos de metodologias e estratégias que, comprovadamente, desenvolvam competências como autorregulação, comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas, num universo de jovens sub-25 anos.

Neste sentido, o “Sintra Cresce Saudável” surge como um projeto de intervenção participada de base comunitária para a promoção de estilos de vida saudáveis em contexto escolar, dirigido a crianças do 1º ciclo do ensino básico.

O Programa “Sintra Cresce Saudável” é promovido pela Câmara Municipal de Sintra, tendo como parceiros a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, a Escola Superior de Comunicação Social, o Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Medicina de Lisboa e  conta ainda com o apoio institucional da Direção Geral da Educação, da Direção Geral de Saúde, da Ordem dos Nutricionistas, da Ordem dos Psicológicos, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-Portugal) e do colégio F3. 

O Município de Sintra acredita que este projeto possa constituir um exemplo de boas práticas nas áreas da nutrição comunitária, atividade física e saúde pública, sustentado pela articulação entre a autarquia, a escola, a família, a academia e as organizações de referência nas áreas da promoção de estilos de vida saudáveis.

O site do "Sintra Cresce Saudável" já se encontra on-line e em fase de desenvolvimento dos seus conteúdos, podendo ser possível descarregar a brochura do projeto AQUI.

Image
Image
Image