Mostra de Oferta Formativa termina este sábado no Cacém

Mais de 3 mil alunos passaram pela mostra de oferta formativa do ensino secundário do concelho de Sintra, nas antigas instalações da Melka, no Cacém. O evento começou na quinta-feira e termina este sábado, dia 4 de maio.

A mostra de oferta formativa, que já recebeu cerca de 3 mil alunos, pretende divulgar à comunidade a variedade formativa existente na rede escolar pública e privada do concelho de Sintra (Agrupamentos de Escolas e Escolas Profissionais), as várias modalidades de formação disponíveis no Instituto de Emprego e Formação Profissional de Sintra, bem como no Centro de Formação Profissional Aldeia de Santa Isabel, divulgar o trabalho desenvolvido pela Fábrica do Empreendedor, e promover e divulgar a estreita relação entre as várias entidades formadoras e o tecido empresarial do concelho de Sintra.

Ao longo destes dias serão dinamizados cerca de 20 stands, existindo uma área destinada à realização de workshops e outras atividades de animação conducentes à divulgação das práticas associadas às várias ofertas profissionalizantes.

Esta iniciativa realiza-se de 2 a 3 de maio, das 9h00 às 18h00, e no dia 4 de maio, das 11h00 às 18h00, e é aberta a toda a comunidade escolar, com especial enfoco nos alunos que terminaram o 3.º ciclo do Ensino Básico.

O último dia do evento, dia 4 de maio, destina-se sobretudo a famílias (filhos, pais e encarregados de educação), no sentido de lhes dar a conhecer a oferta formativa existente no município, potenciando uma decisão informada e esclarecida no que respeita ao futuro pessoal e profissional dos jovens.

Na cerimónia de inauguração, esta quinta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, mencionou o esforço que o município tem vindo a realizar para aumentar a oferta do ensino profissional, “este ensino não é inferior em dignidade a qualquer outro tipo de ensino e para a economia de Sintra e nacional tem uma importância fundamental”.

O secretário de Estado da Educação, João Costa, marcou presença na cerimónia e felicitou a iniciativa da autarquia em reunir toda a oferta formativa das escolas do concelho e referiu que “o ensino profissional precisa de ser mais valorizado e reconhecido pois desenvolvem uma resposta concreta às necessidades profissionais”.