Autarquia investe 4 milhões nas escolas do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e a Secretária de Estado Adjunta da Educação, Alexandra Leitão, assinaram esta quarta-feira um protocolo de colaboração no valor total de 7 milhões e 400 mil euros. A autarquia assume assim o montante de 3 milhões e 800 mil euros e o Ministério da Educação a restante verba.

Este acordo visa a realização de obras de requalificação e de modernização de 16 instalações de estabelecimentos de ensino do 2.º e 3.º ciclo e secundário, abrangendo cerca de 13 mil alunos.

Na assinatura deste protocolo, Basílio Horta mencionou que um dos grandes objetivos da autarquia sempre foi a requalificação das escolas, “assim que foi possível criámos o primeiro grande plano de reconstrução e de requalificação das escolas da nossa competência, um investimento de 24 milhões de euros, mas não podíamos ficar por aqui”, referiu o autarca, “entendemos que os alunos que frequentam as escolas que ainda dependem do governo central devem ter os mesmos direitos, e por isso começámos a  elaborar um plano para interferir nas escolas que, mesmo não sendo da nossa responsabilidade direta, são no entanto motivo da nossa preocupação”.

Para a Secretária de Estado este protocolo não é “só o inicio de uma obra, é mais do que isso, é o inicio de um plano integrado de recuperação de várias escolas do Concelho de Sintra”.

As 16 escolas do município a serem alvo de intervenção são: a Escola Básica António Sérgio, Escola Básica Domingos Jardo, Escola Básica Dr. Rui Grácio, Escola Básica Professor Agostinho da Silva, Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva, Escola Básica D. Fernando II, Escola Básica D. Carlos I, Escola Básica D. Pedro IV, Escola Básica do Alto dos Moinhos, Escola Básica Ferreira de Castro, Escola Básica Padro Alberto Neto, Escola Básica Maria Alberta Menéres, Escola Básica Ruy Belo, Escola Básica Rainha D. Leonor de Lencastre, Escola Básica Alfredo da Silva, Escola Básica Professor Egas Moniz.

Image
Image