Câmara de Sintra renova apoio a projeto de formação na natureza para professores

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a renovação da colaboração com a Associação Bloom que permite a continuidade do projeto Forest Flow - Programa de Formação na Natureza para professores.

Este protocolo assinado pelo município de Sintra, a Associação Movimento Bloom e a Fundação CulturSintra FP, visa formar cerca de 250 profissionais com foco na educação ambiental.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, destacou a importância do projeto, que reúne “docentes e não docentes das escolas de Sintra, e promove não só a aprendizagem sobre educação ambiental, mas também sobre a defesa da floresta”. O autarca salientou ainda que "esta experiência permite gerar novas ferramentas para a comunidade educativa do concelho e, assim, contribuir para o incremento das competências socio-emocionais dos nossos jovens e crianças".

Ao longo do ano estão previstas dez oficinas de capacitação e integração na natureza e ao ar livre, em que se inclui uma sessão exclusiva para trabalhadores do município.

A abordagem Forest School assenta no conceito de aprendizagem transformacional, desenhada em função das necessidades, habilidades, escolhas e interesses específicos de cada individuo, sendo ao mesmo tempo divertida e desafiante, assenta no brincar, explorar, descobrir e partilhar.

Já o método Flow Learning desenvolve uma metodologia lúdico criativa estruturada em quatro estágios: o fazer, o observar, o sentir e o pensar. Estes fatores constituem a base fundamental do projeto e permitem aos formandos trabalharem competências intra e interpessoais com os seus alunos.