
Câmara de Sintra leva sensibilização sobre riscos de incêndio às escolas
A Câmara Municipal de Sintra vai celebrar um protocolo com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais para implementar o projeto educativo Raposa Chama nas escolas do concelho, reforçando o compromisso com a prevenção e a educação ambiental desde a infância.
Destinado a crianças e jovens entre os 5 e os 12 anos, o “Raposa Chama” é um projeto coletivo e inclusivo que envolve professores, famílias e a comunidade escolar, promovendo uma cultura de responsabilidade e prevenção face ao risco de incêndio.
Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “educar para a prevenção é uma prioridade. Com este projeto damos às crianças e jovens ferramentas para reconhecerem riscos e comportamentos perigosos, criando uma cultura de responsabilidade que se estende às famílias e à comunidade”.
Com ações lúdicas e envolventes ao longo do ano letivo, o projeto visa sensibilizar os mais novos para os comportamentos de risco associados aos incêndios rurais, incentivando-os a partilhar esse conhecimento com os adultos e a tornarem-se agentes ativos na proteção do território.
Lançado em 2021 no âmbito da campanha nacional “Portugal Chama. Por Si. Por Todos”, o projeto conta com a chancela da República Portuguesa e pretende contribuir para uma sociedade mais consciente, resiliente e preparada para enfrentar os desafios das alterações climáticas.