Autarquia aprova consulta pública do Projeto Educativo Local de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, submeter a consulta pública o Projeto Educativo Local de Sintra.

O município de Sintra iniciou em 2016 o processo de elaboração do Projeto Educativo Local de Sintra, que contou como apoio técnico da Universidade de Coimbra. A primeira fase de elaboração do projeto já se encontra concluída, sendo agora necessário promover um processo alargado de discussão e consulta pública, de forma a reunir um conjunto significativo de contributos da comunidade que permitam melhorar e consolidar a versão definitiva.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considerou que este é um documento que visa uma qualificação da educação e do desenvolvimento de Sintra como um território educativo. O autarca lançou o desafio para que a discussão pública que se vai iniciar seja bastante participada de modo a alargar esta discussão a todos os setores, económicos, culturais e políticos do concelho.

O Projeto Educativo Local de Sintra assume-se como um plano estratégico educativo municipal, inclusivo, que reúne os diferentes atores locais na construção e dinamização de ações que pretendem dar resposta às necessidades dos cidadãos, pretendendo promover (trans)formação social e cívica nas comunidades. Neste sentido, na estratégia global de desenvolvimento atribui-se à educação um papel fulcral no desenvolvimento do território, influenciando e sendo influenciado por ela.