Sintra lança sítio “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” para informar população

Como proteger aglomerados populacionais face a incêndios rurais, o que fazer em caso de incêndio e quais os locais de abrigo e refúgio são algumas das informações no sítio “www.aldeiassegurasdesintra.pt” que a Câmara Municipal de Sintra lançou no âmbito do Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, que visa a defesa da floresta e pessoas.

No concelho de Sintra, a autarquia implementou o programa nas povoações de Azóia, Atalaia, Ulgueira, Almoçageme, Casas Novas e Penedo, Banzão e Mucifal, Colares e Vinagre e Eugaria e Gigaroz, na freguesia de Colares.

Basílio Horta lembra que “o programa tem como objetivo incentivar a consciência coletiva de que a proteção é uma responsabilidade de todos”. O presidente da Câmara Municipal de Sintra sublinha que, “a medida surge no âmbito das estratégias de proteção das localidades sintrenses, face a incêndios rurais e da sensibilizar as populações para a adoção de práticas que minimizem o risco de incêndio”.

No âmbito deste programa que procura garantir uma maior proteção das aldeias em caso de incêndio, são designados oficiais de segurança, figura que tem como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado, em caso de necessidade, e fazer ações de sensibilização junto da população.

O novo sítio está disponível em www.aldeiassegurasdesintra.pt e na rede social https://www.facebook.com/aldeiassegurasdesintra/