Image

Sintra nas Jornadas Europeias do Património 2017

jornadas 2017

Sintra participa nas Jornadas Europeias do Património 2017 – “Património e Natureza”, que se realizam de 22 a 24 de setembro, com visitas guiadas e gratuitas aos mais importantes museus e monumentos de Sintra.

MU.SA- Museu das Artes de Sintra, Museu Anjos Teixeira, Museu Ferreira de Castro, Casa Museu Leal da Câmara, Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, Museu de História Natural de Sintra são os espaços que podem ser visitados gratuitamente, mas que requerem inscrição prévia.

O tema deste ano "Património e Natureza" pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

Programa:

MUSEU ANJOS TEIXEIRA

22 setembro

10h00 - AS CORES E FORMAS DA NATUREZA
Propõe-se um conjunto de duas atividades que pretendem chamar a atenção dos mais novos para a relação da natureza com a arte e o património material e imaterial.
Vamos classificar a natureza por cores e ver a tela cromática que vai nascer das nossas mãos. De seguida vamos emoldurar a Natureza e criar quadros com galhos e outros tesouros do nosso jardim.

15h00 - VISITA ORIENTADA ÀS PROFISSÕES DOS MESTRES
Abordagem à relação simbiótica entre as comunidades, os lugares e as tradições, que resultam num sentimento identitário e de pertença mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas mais variadas formas.

23 setembro

21h30 - O ENIGMA – VISITA TEATRALIZADA
O que parecia ser mais um final de dia vai revelar-se no maior mistério na história do Museu. Conseguirá alguém descobrir o Enigma? Estaremos preparados para o desfecho?

Informações e reservas: Museu Anjos Teixeira
Travessa da Sardinha- Rio do Porto, 2710-631 Sintra
Tel: 21 923 8827

CASA MUSEU LEAL DA CÂMARA

22 setembro
10h00 e 14h00

22 e 24 setembro
14h00

JOGO DE ORIENTAÇÃO
Após uma breve visita guiada pela casa, vida e obra de Mestre Leal da Câmara, desenrola-se um jogo, sobretudo de orientação, mas também de atenção, com mapas e explorando o espaço exterior da Casa-Museu de Leal da Câmara, mais concretamente os jardins de buxo geométricos de estilo francês. Este jogo é composto pela realização de várias atividades em grupo – adivinhas, perguntas, pequenos jogos e desafios…

Mediante marcação prévia. Informações e reservas: Telm. 916 4303

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE SINTRA

22 setembro
10h00, 11h00, 12h00, 14h00, 15h00, 16h00

23 e 24 setembro
12h00, 14h00, 15h00, 16h00

ENTRE A SERRA, O OCEANO E UMA RIBEIRA AS IMAGENS E OS SONS ESCONDIDOS
A palavra Natura, do latim, é a tradução do grego da palavra Physis que significava a forma inata e espontânea como crescem as plantas e os animais. O conceito atual de natureza como universo físico remete-nos para a história recente do pensamento científico e para a questão daquilo que é natural e aquilo que é artificial. Recuando no tempo vamos considerar a natureza espontânea e vamos descobri-la…

Informações e reservas: Tel. 21 923 8563

MU.SA – MUSEU DAS ARTES DE SINTRA

22 setembro

10h00 e 14h00 - PATRIMÓNIO NA NATUREZA E NATUREZA NO PATRIMÓNIO NA COLEÇÃO MUNICIPAL DE ARTE
Visita guiada ao Museu com especial incidência nas obras subordinadas à temática “Sintra na Arte da Paisagem”, realçando a importância de Sintra enquanto Vila classificada Património Mundial. A natureza vegetativa presente na Serra, nos Parques, Quintas e Jardins, assim como a do património edificado - o Castelo, os Palácios, as Igrejas, as Fontes…

Informações e reservas: Tel. 21 924 3794

MUSEU FERREIRA DE CASTRO

22 setembro

10h00 e 14h00 - À DESCOBERTA DA FLORESTA + ATELIÊ
Esta atividade inicia com uma visita guiada ao museu, seguida da atividade plástica onde o grupo ilustra livremente as suas preocupações acerca do tema proposto. Sempre relacionado com a obra “A Selva” de Ferreira de Castro pretende-se abordar os temas do ambiente na obra como a água e os rios, a fauna, a flora, os índios no seu meio ambiente entre outros assuntos a desvendar.

Informações e reservas: Tel. 21 923 8828


MUSEU ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL DE ODRINHAS

22 e 23 setembro

10h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 - VISITAS GUIADAS GRATUITAS ÀS EXPOSIÇÕES
(Permanente e temporária) e às ruínas arqueológicas situadas junto ao museu.

22 setembro

11h00 - VISITA AO SANTUÁRIO CONSAGRADO AO SOL, À LUA E AO OCEANO NO ALTO DA VIGIA – PRAIA DAS MAÇÃS
Esta visita tem como objetivo proporcionar ao público presente o contacto direto com a escavação em curso. Será ainda facultada a interpretação deste local no que concerne às suas diferentes ocupações ao longo dos séculos.

Acesso: gratuito, mediante marcação
Local de encontro: Parque de Estacionamento da Praia Pequena, junto ao Hotel Quinta da Vigia.

23 setembro

15h00 - VISITA À ANTA DO CARRASCAL
Esta visita visa proporcionar aos visitantes o contacto direto com um monumento funerário megalítico, erigido em meados do 4.º Milénio a. C. (período Neolítico). Acesso: gratuito, mediante marcação

Local de Encontro: Agualva – Jardim da Anta, em frente ao monumento.

24 setembro

10h30 - VISITA GUIADA AO MONUMENTO MEGALÍTICO DA BARREIRA
Esta visita terá início no adro do Museu, passará pela aldeia saloia do Funchal, onde serão destacados os sítios arqueológicos deste tão interessante local. Seguir-se-á a visita ao Monumento Megalítico da Barreira – único na área metro- politana de Lisboa –, e terminará nas ruínas da antiga villa romana de São Miguel de Odrinhas. Proporcionar aos visitantes um contacto com o património arqueo- lógico e cultural presente nas cercanias do Museu é o objectivo desta visita.

Acesso: gratuito, mediante marcação;

Local de encontro: Entrada principal do Museu Informações e reservas: Tel. 21 960 95 20