Sintra entregou Prémios de Artes Visuais e do Espetáculo 2020

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, entregou, esta quinta-feira, os Prémios de Artes Visuais de Sintra e Prémio Nacional das Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas aos seus respetivos vencedores.

A cerimónia de entrega decorreu no MU.SA – Museu das Artes de Sintra e os prémios atribuídos corresponderam aos concursos Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas 2020XVI edição dos Prémios de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II e VI edição do Prémio de Fotografia de Sintra.

Durante a cerimónia, Basílio Horta congratulou os participantes mencionando que “mesmo com a pandemia nós não podíamos deixar de realizar estes prémios tão importantes para Sintra e para a nossa Cultura. Mais do que nunca quisemos continuar a apoiar a cultura e, por isso, estas e outras iniciativas continuam a ser importantes para o nosso concelho”.

“Sintra é um lugar de cultura e onde a cultura deve servir para unir e ser uma âncora de uniformidade em todo o território”, referiu o edil, recordando ainda a programação cultural gratuita promovida pela autarquia.

O Prémio de Pintura D. Fernando II da XVI edição foi entregue a Rafael Fernando Oliveira; o Prémio de Escultura D. Fernando II a Catalina Sandulescu e o Prémio Revelação D. Fernando II a Jonathan Rosildo Silva Vieira.

Na edição de 2020, os Prémios de Pintura e Escultura atribuíram ainda duas Menções Honrosas em Pintura, a Nicoleta Sandulescu e a Neide Carreira; e uma Menção Honrosa em Escultura, a Romano Rodrigues Saraiva.

O presidente da autarquia entregou ainda os prémios aos vencedores do Prémio de Fotografia de Sintra que distinguiu, nesta edição, Elisa Azevedo pelo conjunto de obras fotográficas da série Rivva “Sem título I e II”. O segundo lugar foi entregue a Oksana Zahryva e o terceiro lugar a Marcos Granja.

Rui Pedro Soares de Almeida e Sousa foi distinguido com o Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas 2020, com o original “Confiando (Confinado)”. Este prémio é promovido pela autarquia em parceria com o Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra.

O Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas foi instituído para divulgar as artes do espetáculo em Portugal e contribuir para a renovação e o aparecimento de novos criadores. O galardão, bienal, destina-se a projetos inéditos de teatro, dança, marionetas, música ou transdisciplinares.

Os concursos de Pintura, Escultura e Fotografia de Sintra, pretende promover, difundir e apoiar a atividade plástica, bem como divulgar a identidade cultural e artística única no Município, e difundir a arte fotográfica, reconhecendo a sua importância na cultura contemporânea como forma de criação plástica, de intervenção na realidade e testemunho, que lhe confere um estatuto único enquanto documento cultural e social.