Já se conhece o vencedor do Prémio de Fotografia de Sintra 2020

REATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO DE FOTOGRAFIA DE SINTRA 2020

Oksana Zahryva é a vencedora da 6.º edição do Prémio de Fotografia de Sintra 2020, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

A Câmara Municipal de Sintra anulou a atribuição do 1.º Prémio de Fotografia, por não ser uma obra inédita e aprovou a atribuição do 1.º Prémio de Fotografia ao 2.º classificado, Oksana Zahryva, pelo conjunto “Sem Titulo” e “Autoretrato" e o 2.º Prémio de Fotografia ao 3.º classificado, Marcos Granja, pela obra “Sem título". O 3.º Prémio de Fotografia fica sem atribuição.*

O júri desta edição foi composto por José Luis Neto e Daniel Antunes Pinheiro, ambos fotógrafos e professores, e Maria João Figueiredo em representação da Câmara Municipal de Sintra. De um total de 58 fotografias de 33 autores apresentadas a concurso, o júri selecionou 20 fotografias de 12 autores e teve em conta na sua decisão final e avaliação das obras critérios de contemporaneidade, criatividade e originalidade autoral.

O Prémio de Fotografia de Sintra pretende reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como forma de criação plástica, de intervenção na realidade e testemunho, que lhe confere um estatuto único como documento cultural e social.

[Conteúdo divulgado a 04 de novembro 2020]
Elisa Azevedo é a vencedora da 6.º edição dos Prémio de Fotografia de Sintra 2020, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.
A VI edição dos Prémios de Fotografia de Sintra distinguiu em primeiro lugar o conjunto de obra fotográficas da série Rivva, “Sem título I e II” de Elisa Azevedo, com um prémio no valor de 2 mil euros.

Elisa Azevedo, licenciada em Arte e Multimédia – Fotografia pela FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, já tinha recebido, em 2018, uma menção honrosa no Prémio de Fotografia de Sintra.

O segundo lugar, no valor de mil e quinhentos euros, foi atribuído a Oksana Zahryva, pelo conjunto “Sem Titulo” e “Autoretrato, e o terceiro lugar, no valor de mil euros, a Marcos Granja pela obra fotográfica “Sem título (um desses antros)”.