Sintra entrega Prémios de Artes Visuais 2022

A Câmara Municipal de Sintra entregou, na passada sexta-feira, os Prémios de Fotografia, Pintura e Escultura – D. Fernando II, numa cerimónia que aconteceu no MU.SA - Museu das Artes de Sintra e que marcou a abertura das exposições.

Nesta XVIII edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II, o Prémio de Pintura foi atribuído a Afonso Rocha, pela obra “Retrato de um Homem”, o Prémio de Escultura a Diana Paulino, pela obra “Tire’d Pear” e o Prémio Revelação a Mafalda Riobom, pela obra “Dear Vulnerability”.

Foram ainda entregues duas Menções Honrosas em Pintura, a Neide Cordeiro Carreira, pela obra “Paisagens cinzentas” e a Manuel Ferreira, por “Escolhas”, e duas em Escultura, nomeadamente a Inês Anselmo, pela obra “Sem Título” e a Rui Ferreira, pela obra “s/titulo (Repouso)”.

No que respeita à VIII edição do Prémio de Fotografia de Sintra, o 1.º lugar foi entregue a Marcos Dúvago, pelas obras “Sem Título” e “Sem Título (4)”, o 2.º lugar a Miguel Ribeiro, pelos trabalhos fotográficos “A angústia de não saber o dia de amanhã” e “Sem futuro à vista”, e o 3.º lugar a Gonçalo Silva, pelas peças “Matéria Sensível I” e “Matéria Sensível II”.

Nesta edição, foram atribuídas Menções Honrosas a Beatriz Banha, Catarina Silva, Cláudia Simões, David Cachopo, Enric Vives Rubio, José Carlos Carvalho, Olhophathi (Gonçalo Gouveia), Rafael Raposo Pires, Rodolfo Gil, Rodrigo Cabrita e Vasco Rafael Carvalho.

As obras premiadas dos Prémios de Fotografia, Pintura e Escultura – D. Fernando II estão em exibição no MU.SA- Museu das Artes de Sintra até 5 de março.

A Câmara Municipal de Sintra promove os Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II, com o objetivo difundir e apoiar a atividade plástica e divulgar a identidade cultural e artística no município, promovendo a criação de novas linguagens e tendências estéticas. Os Prémios de Fotografia pretendem reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como forma de criação plástica, de intervenção na realidade e testemunho, que lhe confere um estatuto único como documento cultural e social.

Confira os trabalhos premiados de 2022:

- Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II

- Prémios de Fotografia de Sintra