XVIII EDIÇÃO

MANUEL FERREIRA; NEIDE CARREIRA

Menções Honrosas em Escultura
INÊS REBECA; RUI FREITAS FERREIRA

autores selecionados: Ana Bei; Caetano de Oliveira; Diana Santos; Diogo Gonçalves; Eduardo António; Francisco Correia; Inês Andrade Pereira; Joana Araújo; Joana Pitta; João Carranca; Juliana Ribeiro; Luís Rocha; Maduze; Marcos Duvágo; Maria Luísa Capela; Maria Tristão; Nuno Gonçalves; Nuno Sales; Patel Rebelo; Patrícia Fonseca; Raquel Terenas; Sebastião Cavaco; Simão; Sreya; Tito Chambino; Vasco Maia e Moura

Os novos tempos trazem evolução, renovam linguagens e meios técnicos, descobrem-se novas preocupações e motivações. Na frente de todo este crescimento estão os jovens. É para os jovens artistas que este prémio se dirige, promovendo e reconhecendo as suas ideias e o seu talento. O agradável retorno, pela promoção deste evento de considerável dimensão, é a crescente afluência de participações, assim como, a qualidade das obras apresentadas que se submeteram à apreciação de um exigente e experiente júri.

Encontramos nesta exposição as vinte e quatro pinturas e nove esculturas selecionadas,  pelo júri composto por Vasco Araújo, escultor, Rui Ferreira, Pintor e, Jorge Batista, Chefe da Divisão de Bibliotecas e Museus Municipais, representante da Câmara Municipal de Sintra, cujas obras foram avaliadas tendo em atenção critérios de inserção das obras de arte em contexto de contemporaneidade, execução do domínio técnico e expressivo, inovação formal e conceptual e experimentalismo na utilização de materiais.

Foram atribuídos três prémios pecuniários, para além da oportunidade de os vencedores poderem realizar uma exposição num dos espaços de exposição municipais, nos seguintes valores: Prémio de Pintura D. Fernando II, no valor de quatro mil euros; Prémio de Escultura D. Fernando II, no valor de quatro mil euros; Prémio Revelação D. Fernando II, no valor de três mil euros.

Recorde-se que este Prémio tem como objetivo divulgar e distinguir o trabalho de jovens artistas, no campo das artes visuais-  pintura e escultura- bem como estimular e incentivar a criação artística.

Confira os trabalhos premiados e selecionados na XVIII edição /2022: Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II